PAPEL DO CONSULTOR EXTERNO EM GESTÃO DE PESSOAS: PERCEPÇÃO DO CONSULTOR E DO CLIENTE

Zuleika Fernanda Rheinheimer, Patrícia Martins Fagundes Cabral

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do consultor externo nas organizações na área de gestão de pessoas a partir da percepção dos próprios consultores e de seus clientes. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa exploratória, através de 22 entrevistas semiestruturadas, sendo destas, 11 com consultores que prestam serviços terceirizados às empresas e 11 com clientes representantes de 11 empresas do Rio Grande do Sul que possuem vínculo empregatício com as organizações atendidas pelos consultores. Para o tratamento dos dados, adotou-se a análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo© 10. Os resultados encontrados apontam: 1) que é esperado do trabalho do consultor que estabeleça o alinhamento de expectativas, diagnóstico e proposta de soluções, desenvolvimento de pessoas, gestão da mudança, lidar com conflitos, vínculo de confiança, ter com quem contar, conhecimento e experiência, imparcialidade e olhar de fora; 2) que o consultor é percebido como uma liderança nas organizações, uma vez que influencia, inspira a mudança e facilita o aprendizado e 3) as possibilidades de melhorias para a atuação desse profissional são o acompanhamento do processo de aprendizagem, profissionalismo, aprimoramento de método, conhecer a cultura organizacional com maior profundidade, apresentar indicadores de resultado do próprio trabalho e oferecer serviços customizados.

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