A INFLUÊNCIA DAS DISCIPLINAS DE ENSINO E DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UFLA

Autores

  • Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Camila de Assis Silva Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Daniela Meirelles Andrade Universidade Federal de Lavras - UFLA

Resumo

A presente pesquisa aborda a formação docente na pós-graduação, na qual a mesma está relacionada com a construção acadêmica que foi vivenciada pelos discentes em suas trajetórias, as alternativas de ensino que estão sendo utilizadas como estratégias com o intuito de auxiliar os professores e o modo de ensinar, além do estágio docência, que pode ser analisado como a primeira experiência à prática profissional. Com a utilização da análise quantitativa, buscou-se identificar em um primeiro momento se há influência das disciplinas de ensino e didática no estágio docente e analisar qual o nível de correlação entre elas, caso seja possível. Esse estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desse modo, os questionários foram disponibilizados em meio online para os discentes do Programa de Pós-Graduação em Administração, que cursam mestrado e doutorado na Universidade Federal de Lavras, na qual foram obtidos o total de 32 questionários respondidos. Inicialmente, foi obtida através do software a tabela de frequência, em um segundo momento, o crosstabs e, tendo em vista o objetivo geral de pesquisa, para a análise de correlação utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, que mede o grau de associação das variáveis, com o auxílio do software SPSS. Os apontamentos feitos a partir dos resultados indicam que o estágio docência e as disciplinas cursadas voltadas para a formação docente são essenciais enquanto preparação dos alunos.

Referências

Anderson, D. R., Sweeney, D. J., & Williams, T. A. (2002). Estatística aplicada à Administração e Economia. São Paulo: Pioneira.

Barbosa, E. F., & Moura, D. G. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, 39(2), 48-67.

Bastos, C. C. B. C. (2007). Docência, pós-graduação e a melhoria do ensino na universidade: uma relação necessária. Educere et Educare, Cascavel, 2(4), 103-112.

Behara, R. S., & Davis, M. M. (2015). Navigating Disruptive Innovation in Undergraduate Business Education. Journal of Innovative Education, 13(3), 305-326.

Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, 32(1), p. 25-40.

Campos, R. C., Valadares, G. C., Andrade, D. M., & Lopes, M. A. (2017). Empreendedorismo como contribuição para a formação docente na pós-graduação brasileira. Anais do Seminário em Administração, São Paulo, SP, Brasil, 20.

Cervo, A. L., & Bervian, P. A. (2002). Metodologia científica. (5a ed.). São Paulo: Prentice Hall.

Chamlian, H. C. (2003). Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cadernos de Pesquisa, (118), 41-64.

Chandler, J. D., & Teckchandani, A. (2015). Using Social Constructivist Pedagogy to Implement Liberal Learning in Business Education. Journal of Innovative Education, 13(3), 327-348.

Cruz, G. B. (2017). Didática e docência no ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, (98)250, 672-689.

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre: Artmed. 608 p.

Demo, P. (1996). Avaliação sob o olhar propedêutico. Campinas: Papirus.

Fiscarelli, R. (2007). Material didático e prática docente. Revista Ibero – Americana de Estudos em Educação, UNESP, São Paulo.

Fischer, T. (2006). Uma luz sobre as práticas docentes na pós-graduação: a pesquisa sobre ensino e aprendizagem em administração. Rev. adm. contemp, Curitiba, (10)4, 193-197.

Freire, A. M. (2001). Concepções orientadoras do processo de aprendizagem do ensino nos estágios pedagógicos. Recuperado de http://www.educ.fc.ul.pt/recentes/mpfip/pdfs/afreire.pdf em 24 novembro 2018.

Goergen, P. (2008). Educação superior entre formação e performance. Avaliação, Campinas, (13)3, 809- 815.

Hair Jr, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise multivariada de dados (5a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Joaquim, F., Nascimento, N., Vilas Boas, A. A.; & Silva, F. T. (2011). Estágio docência: um estudo no programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Lavras. RAC, Curitiba, (15)6, 1137-1151.

Kassai, S. (2002). Utilização da análise por envoltória de dados (DEA) na análise de demonstrações contábeis. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo, SP, Brasil.

Libâneo, J. C. (2011). Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa. In: Pimenta, Selma Garrido; Almeida, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011, 188-212.

Lima, M. C. (2007). O sentido da educação no contexto da sociedade pós-moderna. Revista ANGRAD, (8)1, 109-128.

Lira, S. A. (2004). Análise de correlação: Abordagem teórica e de construção dos coeficientes com aplicações. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Louzada, R. C. R., & Silva Filho, J. F. (2005). Formação do Pesquisador e Sofrimento Mental: Um Estudo de Caso. Revista Psicologia em Estudo. Maringá, (10)3, 451-461.

Mattar, F. N. (1996). Pesquisa de marketing. Edição compacta. São Paulo: Atlas.

Mineiro, A. A. C., Antunes, L. G. R., & Andrade. D. M. (2017). Há geração de aprendizado com o uso do processo multidimensional de ensino em administração? Anais do Seminário em Administração, São Paulo, SP, Brasil.

Oliveira, S. R., & DeLuca, G. (Out./Dez. 2017). Aprender e ensinar: o dueto do estágio docente Cad. EBAPE.BR, (15)4, Artigo 13, Rio de Janeiro.

Pachane, G. G., & Pereira, E. M. A. (2004). A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, (3)4.

Peixoto, G. A. (2016). O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Outras Palavras, (12)2, 35-50.

Pimentel, V., Mota, D. D. C. F., & Kimura, M. (2007). Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 41(1), 161-164.

Roldão, M. C. (2007). Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, (12)34, 94-181.

Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2001). Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. (3a ed.). Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC.

Silva, M. E., Correa, A, P. M., Costa, A. C. V., Albuquerque, A. E. C., & Almeida, J. A. J. (2011). Definindo o perfil de consumo consciente da população recifense: a identificação do papel do indivíduo por meio de suas atitudes e comportamentos. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Belo Horizonte, MG, Brasil, 31.

Souza, C. V., Shiguti, W. A., & Rissoli, V. R. V. (2013). Metodologia Ativa para Aprendizagem Significativa com apoio de Tecnologias Inteligentes. Nuevas Ideas em Informática Educativa TISE, (9), 653-658.

Tardif, M. (2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários – elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 13, p. 5-24.

Tardif, M., & Lessard, C. (Orgs.). (2005). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes. (cap.1- p.15-54).

Vergara. S. C. (2003). Repensando a relação ensino-aprendizagem em administração: argumentos teóricos, práticas e recursos. o&s, (10)28.

Downloads

Publicado

2021-04-13