PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DO RAMO DE CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS

Autores

  • Gisele Cristina Fogaça Del Mouro Unicentro
  • Silvio Roberto Stefano UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste/PPGADM - Mestrado Profissional em Administração

Resumo

O sucesso da gestão de pessoas pode contribuir consideravelmente para o sucesso das organizações, pois com funcionários recrutados e selecionados para os cargos adequados sua produtividade tende a se elevar. O objetivo principal desse artigo é identificar as práticas e subsistemas de Gestão de Pessoas em cinco organizações do ramo de concessionárias de automóveis de uma cidade do interior do Paraná. Foi realizado uma análise bibliométrica em artigos publicados no evento ENANPAD da ANPAD, entre os anos de 2009 a 2015 referente ao tema. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória e descritiva utilizando dados secundários (bibliometria), e o levantamento de dados primários com realização de entrevistas com gestores de cinco organizações do ramo de concessionários de automóveis, no ano de 2016. Diante do cenário encontrado pela bibliometria, pode-se afirmar que há espaço para pesquisas na área. Os resultados apontam para a não utilização de técnicas múltiplas de recrutamento e seleção, propiciando a não adaptação plena e a rotatividade de funcionários.

Biografia do Autor

Gisele Cristina Fogaça Del Mouro, Unicentro

Graduada em Administração pela Unicentro

Silvio Roberto Stefano, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste/PPGADM - Mestrado Profissional em Administração

Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Pesquisador PqC, Fund. Araucária e CNPq.

Referências

ARAÚJO, L.C.G.; GARCIA, A.A. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2. edição. São Paulo: Atlas, 2009.

CALDAS, Lia Maura. SOARES, Augusto Cesare de Campos in STEFANO. Silvio Roberto (org.). Gestão de Pessoas: Fundamentos e Aplicações. Unicentro. Guarapuava, 2011

FERREIRA. Mariani Caio. Estudios sobre experiencias de gestion de personal: mejoresprácticasenlas politicas de reclutamiento, seleccion y promocionbasadasenel mérito. EconPapers- HANDELSHÖGSKOLAN VID ÖREBRO UNIVERSITET. Suécia. 2005

LEITE. Nildes Raimunda Pitombo. ALBUQUERQUE. Lindolfo Galvão. Como Gerir Pessoas Voltadas para o Comprometimento em uma Estrutura Organizacional Remota no Alto Sertão?Anais... EnANPAD, 2013. Disponível em http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_GPR2262.pdf

MASCARENHAS. André O. Gestão Estratégica de Pessoas.CENGAGE learning. São Paulo. 2009

MARRAS. Jean Pierre. Gestão de Pessoas em empresas inovadoras. Saraiva. São Paulo. 2011

MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.

QUISHIDA. Alessandra. Gestão Estratégica de Pessoas e capacidade de inovação no setor industrial. Tese de Doutorado, USP 2015.

RIBEIRO. Antônio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva 2006.

STEFANO. Silvio Roberto (org.). Gestão de Pessoas: Fundamentos e Aplicações. Unicentro. Guarapuava, 2011

STEFANO, S. R.; GONÇALVES, D. M.; VALORI, L. C. Gestão estratégica de pessoas. In: STEFANO, S. R. (Org.) Gestão de pessoas: fundamentos e aplicações. Guarapuava: Unicentro, 2011.

SILVA, Edna Lúcia da. MENEZES. EsteraMuskat.Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005.

SNELL. Scott A. BOHLANDER. George W. Administração de Recursos Humanos. 16ª Ed. Editora Cengage Learning. 2015

UOL. Salário médio cai 7,5% em um ano, para R$ 2.227,50; Salvador lidera queda. 23/03/2016. Disponível em: http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2016/03/23/salario-medio-cai-75-em-um-ano-para-r-222750-salvador-lidera-queda.htm data de acesso: 08/07/2016.

ZIMBRO. Elisângela Motter. SOARES. Augusto Cesare de Campos. Análise comparativa dos meios de recrutamento eseleção de duas concessionárias de veículos nacidade de Guarapuava – Pr. Revista Eletrônica Lato Sensu – UNICENTRO – Ed. 6. 2008.

Downloads

Publicado

2017-07-04