OS EFEITOS DAS DECISÕES DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS SOBRE SUAS VALORIZAÇÕES DE MERCADO DURANTE A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL

Autores

  • Ana Luiza Figueiredo Cunha Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Maria Clara Alcântara Pinho Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Kárem Cristina de Sousa Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

Este trabalho busca analisar quais os efeitos das decisões de investimentos das empresas sobre suas valorizações no mercado durante a atual crise econômica no Brasil, no período entre 2012 a 2016. Para isso, foi utilizada uma metodologia descritiva, por meio de dados extraídos do Economática, considerando os indicadores das 100 empresas brasileiras de maior liquidez, como setor, valor de mercado e de imobilizado. Em seguida, foi realizado o teste de hipóteses qui-quadrado, o qual estima a discrepância entre frequências esperadas e observadas, estabelecendo se as diferenças encontradas se devem ou não à casualidade, ou seja, se durante o período de crise os investimentos das empresas aumentaram ou diminuíram e se esse fator possui relação com sua valorização no mercado. Os resultados não foram conclusivos, pois indicaram que não há relação entre as variáveis mencionadas, já que os comportamentos foram distintos entre as empresas analisadas. Porém, foi possível notar a influência do cenário da crise nas tomadas de decisões e desempenho das organizações, fazendo-se pertinente o aprofundamento da análise com outras ferramentas estatísticas.

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Publicado

2019-02-07