POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MERCADO EM UMA PEQUENA EMPRESA VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Autores

  • Patricia Loch Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste
  • Alessandro Carlos Nardi Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste
  • Ronaldo Bulhões Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

Resumo

Este estudo tem como objetivo elaborar um posicionamento estratégico de mercado em uma pequena empresa atuante no ramo do varejo de materiais de construção, localizada na cidade de Cascavel-PR. Para cumprimento do mesmo foi utilizada as ferramentas SWOT e Matriz BCG, além de entrevistas e visitas que possibilitaram a análise das principais variáveis relacionadas a organização objeto deste estudo. A análise foi pautada na identificação de possíveis ineficiências no processo de gestão, para as quais foram propostas melhorias. Através das forças nota-se que a empresa encontrou o seu diferencial no mercado em que atua, porém, para ampliar as suas vendas necessita de alguns investimentos para melhorar o espaço físico da qual hoje tem disponível. As oportunidades mostram que com um público alvo definido, a empresa localizada estrategicamente em uma área que favorece o acesso desses clientes deve continuar usando isso a seu favor. Ademais, a empresa deve procurar investir na linha de produtos que já possui e aproveitar as oportunidades de crescimento na construção civil. Deste modo, as principais contribuições práticas deste estudo estão relacionadas em apresentar aos empresários possibilidades de ampliar a área de atuação e por consequência, os lucros.

Biografia do Autor

Patricia Loch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

Mestra em Administração com área de Concentração em Competitividade e Sustentabilidade e linha de pesquisa: Sustentabilidade no Agronegócio, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduada em Administração - Bacharelado, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Cursando MBA em Gestão de Marketing (Universidade Positivo) e MBA em Gestão de Projetos (Centro Universitário Univel). Atua como coordenadora na empresa Linx/SA.

Alessandro Carlos Nardi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

Cursando Mestrado Profissional em Administração - Área de Concentração: Competitividade e Sustentabilidade - Linha de Pesquisa: Sustentabilidade no Agronegócio, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel. Cursando Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel. Atualmente atua como Funcionário Público (Agente Administrativo) da Prefeitura Municipal de Cascavel.

Ronaldo Bulhões, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007), Mestrado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (1998) e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1992). Professor do Curso de Ciências Econômicas da UNIOESTE/Cascavel desde 1993 com destaque para a disciplinas de Elaboração e Análise de Projeto de Viabilidade Econômica, Crescimento e Desenvolvimento Econômico. Em nível de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu ministrado disciplinas de Gestão Estratégica de Negócios, Elaboração e Análise de Projeto de Viabilidade Econômica, Análise Econômica de Investimentos, Avaliação Econômica e Financeira de Projetos e Métodos para Análise de Investimentos. Na Pesquisa e Extensão atuado na área de Economia Regional e Agronegócio com desenvolvimento de Projeto de Viabilidade Econômica e Financeira, Gestão e Inovação, Gestão Tecnológica e Empresarial, Estratégias de Produtividade e Qualidade.

Referências

ABICHEQUER, C. C. H. Elaboração de planejamento estratégico: estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios. 2011.

ARAÚJO, A.; TEIXEIRA, E. M.; LICÓRIO, C. A importância da gestão no planejamento do fluxo de caixa para o controle financeiro de micros e pequenas empresas. Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis & Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos (REDECA), v. 2, n. 2, p. 73-88, 2015.

ARTICO, J. A.; CANTAROTTI, A. O secretário executivo no âmbito da consultoria. Revista Capital Científico-Eletrônica, v. 11, n. 1, 2013.

BARADEL, E. C.; MARTINS, S.; OLIVEIRA, A. R. Planejamento e controle financeiro: pesquisa-ação em uma microempresa varejista. Revista de Negócios, v. 15, n. 4, p. 78-96, 2010.

FALLER, L. P.; ALMEIDA, M. I. Planejamento por cenários: preparando pequenas empresas do varejo de móveis planejados para um futuro competitivo. RAUSP, 171-187, 2014.

JACINTHO, P. R. B. Consultoria empresarial: procedimentos para aplicação em micro e pequenas empresas. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2004.

KAUFMAN, R.; OAKLEY-BROWNE, H.; WATKINS, R.; LEIGH, D. Strategic planning for success: Aligning people, performance, and payoffs. Published by Jossey-Bass, 2013.

KICH, J.; PEREIRA, M. F. A influência da liderança, cultura, estrutura e comunicação organizacional no processo de implantação do planejamento estratégico. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, nº 4, artigo 6, p. 1045–1065, Rio de Janeiro, 2011.

OLIVEIRA, M. L. Análise e planejamento estratégico como meio de maturação de uma microempresa. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 9, n. 1, p. 112-128, 2017.

PEREIRA, F. C. M.; BARBOSA, R. R. Uso de fontes de informação por consultores empresariais: um estudo junto ao mercado de consultoria de Belo Horizonte. Perspectivas em ciência da informação, v. 13, n. 1, p. 95-111, 2008.

PESSÔA, L. C.; COSTA, G.; MACCARI, E. As micro e pequenas empresas, o Simples Nacional e o problema dos créditos de ICMS. Revista Direito GV, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 345-363, 2016.

PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Editora Campus, 1999.

RALIO, V. R. Z.; DONADONE, J. C. Estudo sobre o histórico de atuação do Sebrae na consultoria para micro e pequenas empresas brasileiras. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 10, n. 2, p. 33, 2015.

REGINATO, L. The contribution of information technology to strategic planning. International Journal of Strategic Management, v. 11, n. 1, 2011.

SOUZA, L. L. C.; HOLANDA, R. R.; SOUSA, S. P.; COSTA, E. C. Estratégias de inovação e crescimento sustentadas por práticas da Gestão do Conhecimento. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 3, n. 2, p. 89-104, 2013.

SOUZA, W.; QUALHARINI, E. O Planejamento estratégico nas Micro e Pequenas Empresas. III Workshop Gestão Integrada: Riscos e Desafios. Centro Universitário Senac, São Paulo, 2007.

STEFANOVSKA, L.; SOLUNCEVSKI, M. Challenges and problems in the process of strategic planning in micro, small and medium enterprises. International May Conference on Strategic Management. Anais… Universidade de Belgrado, Sérvia, p. 211-219, 2015.

TERENCE, A. C. F.; ESCRIVÃO FILHO, E. Elaboração do planejamento estratégico: estudo e aplicação de um roteiro em pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 1, n. 2, p. 34-50, 2007.

Downloads

Publicado

2019-08-02