A INFLUÊNCIA DA MIGRAÇÃO PARA O NOVO MERCADO SOBRE O PREÇO DAS AÇÕES DE EMPRESAS DO SETOR DE CONSUMO CÍCLICO DA BM&FBOVESPA

Autores

  • Paula Mitiko Heller Universidade Estadual de Maringá
  • Cristiani Passolongo Noveli Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente artigo buscou verificar se migrar para o Novo Mercado exerce alguma influência sobre os valores das ações de uma empresa do setor de consumo cíclico da BM&FBOVESPA. Para uma pesquisa quantitativa, formal e estatística foi realizada a coleta das cotações das oito empresas do setor que migraram para o segmento de listagem estudado. Essas cotações tiveram seus valores corrigidos e representados em gráficos ilustrando seu comportamento através dos anos, os quais foram analisados em quatro momentos: os primeiros seis meses após a migração, do segundo semestre de 2008 até o final do primeiro semestre de 2009, o primeiro semestre de 2014 e os períodos de aumento do valor das ações após a migração, os quais são diferentes para cada. A partir destas análises tornou-se visível que nos primeiros três momentos não houve variação anormal nos preços apesar da empresa ter migrado de segmento de listagem, dado que não houve suavização de perdas nos momentos de crise econômica e tampouco de crescimento nos períodos. O último momento da análise sofreu com limitações de dados, porém este também demonstrou que os comportamentos de valorização dos preços apenas acompanharam o setor. Dessa forma, concluiu-se que, para as empresas do setor de consumo cíclico, o comportamento geral do valor das ações não é afetado diretamente pela migração para o Novo Mercado. Por fim, sugere-se que sejam realizadas pesquisas sobre os demais setores para verificar se o resultado obtido é isolado para o setor ou pertinente a todo o mercado.

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Publicado

2019-03-11