UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BLENDED LEARNING PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS SUPERIORES

Autores

  • Elizeu Barroso Alves Programa Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (PMDA-UP) Práticas de Gestão em Contexto Organizacional (PEGO-UNINTER) http://orcid.org/0000-0001-8954-3383
  • Elaine Cristina Hobmeir Práticas de Gestão em Contexto Organizacional (PEGO-UNINTER)
  • Elton Ivan Schneider Práticas de Gestão em Contexto Organizacional (PEGO-UNINTER)
  • Vanessa Estela Kotovicz Rolon Práticas de Gestão em Contexto Organizacional (PEGO-UNINTER)

Resumo

Apresenta-se neste artigo uma proposta de implementação da ferramenta BMG Canvas (Busineess Model Generation), como meio de viabilidade para o blended learning - aprendizagem hibrida -  aplicado a Educação à distância (EaD), no curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior, sendo este o objeto de estudo. O trabalho está organizado de forma a explanar EaD desde sua organização curricular e sua mutação por meio das novas tecnologias, sendo seguida pela proposta do uso do blended learning operacionalizado através do flipped classroom. O artigo traz como métodos algumas releituras de possibilidades ferramentais tanto para o ensino à distância. Como resultado, este artigo apresenta como o uso do BMG Canvas pode oportunizar que os alunos saltem do conhecimento passivo para o ativo, ou seja, um aluno capaz de construir o conhecimento de forma interdisciplinar. Discute-se ainda, a construção de um conhecimento efetivo através de processos de ensino e aprendizagem no sentido de apresenta-lo como sendo parte de uma comunidade de práticas.

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Publicado

2019-02-07