A RELAÇÃO ENTRE O CRÉDITO COMERCIAL, A RENTABILIDADE E O CRESCIMENTO DAS VENDAS PARA EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • João Paulo Santa Cecilia Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Mirela Goulart Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Karem Cristina de Sousa Ribeiro

Resumo

O crédito se tornou, ao longo dos anos, importante ferramenta para o sucesso das empresas. O seu uso pode objetivar tanto o fomento das vendas quanto servir como investimento de capital ocioso. Neste sentido, o presente trabalho busca entender qual a relação entre o crédito comercial, rentabilidade e crescimento das vendas para empresas brasileiras. Para isso, foram coletadas informações de todas as empresas não financeiras, ativas ou canceladas, listadas na BM&FBovespa entre os anos de 2010 e 2017. A análise foi realizada por meio da correlação linear de Pearson e da regressão de dados em painel. O crédito comercial não apresentou impacto direto para retornos operacionais superiores, enquanto para crescimento das vendas os resultados foram positivos e significantes, indicando que empresas que fornecem mais crédito comercial têm suas vendas aumentadas nos períodos posteriores. Para pesquisas futuras, sugere-se a utilização de outras variáveis de crescimento e rentabilidade a fim de construir maior robustez às evidências encontradas e individualização dos resultados por setores.Palavras-chave: Crédito comercial, Rentabilidade e Crescimento das vendas.

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Publicado

2020-12-31