PERCEPÇÃO DE QUALIDADE E VALOR DE MARCA NO IF SERTÃO-PE

Autores

Resumo

Este estudo discute as percepções acerca do Valor da Marca determinado pela Satisfação da Qualidade dos Serviços no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE, com foco nas lacunas entre as opiniões de dois grupos desta organização: os gestores e os profissionais de comunicação. Através de uma abordagem multimétodos, o método etnográfico com observação participante foi utilizado para a elaboração de pressupostos, os quais foram analisados por meio de triangulação de dados, coletados em conjunto por pesquisa de opinião, comparando as diferentes visões destes atores envolvidos. Como resultado, percebe-se que o Valor da Marca se encontra mais bem avaliado que a Qualidade dos Serviços, demonstrando que a reputação institucional precede o serviço entregue ao público.

Referências

AAKER, D. A. Managing brand equity: capitalizing on the value of a brand name. New York: Simon & Schuster, 1991. Disponível em: <https://books.google.com.br>. Acesso em: 31 jan 2018.

AAKER, D. A. Brand equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócio, 1998.

AAKER, D. A. On branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ALMEIDA, A. L. C. Identidade, imagem e reputação organizacional: conceitos e dimensões da práxis. In: KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos, v. 2, São Paulo: Saraiva, 2009.

BALDISSERA, R. A teoria da complexidade e novas perspectivas para os estudo de comunicação organizacional. In: KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos, v. 1, São Paulo: Saraiva, 2009.

BERRY, L. L.; BENDAPUDI, N. Clueling in customers. Harvard Business Review, Brighton, Fev. 2003. Disponível em: <https://hbr.org/2003/02/clueing-in-customers.html>. Acesso em: 29 jan. 2018.

BRODIE, R. J.; GLYNN, M. S. Brand equity and the value of marketing assets. In: BAKER, M.; SAREN, M. (Orgs.). Marketing theory: a student text. Londres: Sage, 2010.

BRUNI, A. L. Estatística aplicada à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2007.

CALDER, B. J. Design de marcas. In: TYBOUT, A. M.; CALKINGS, T. (Orgs.). Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas; implementação, modelagem e checklists: experiências de líderes de mercado. São Paulo: Atlas, 2006.

CARPENTER, G. S.; NAKAMOTO, K. Estratégias de marcas competitivas. In: TYBOUT, A. M.; CALKINGS, T. (Orgs.). Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas; implementação, modelagem e checklists: experiências de líderes de mercado. São Paulo: Atlas, 2006.

CASTRO JUNIOR, D. F. L.; MIURA, M. N.; PEREIRA, M. F.; DELUCA, M. A. M. Marketing! Onde está o Paradigma? REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 14, p. 350-361, 2015.

COOLIDGE III, E. D. Branding e a organização. In: TYBOUT, A. M.; CALKINGS, T. (Orgs.). Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas; implementação, modelagem e checklists: experiências de líderes de mercado. São Paulo: Atlas, 2006.

COSTA, L. S.; ALMEIDA, V. M. C. Valor da marca: Teste empírico da importância das dimensões formadoras do valor da marca na perspectiva do consumidor no contexto brasileiro. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 43-66, maio/ago, 2012. Disponível em: < http://revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2357/pdf_74>. Acesso em: 04 jun 2018.

CUNNINGHAM, L.; YOUNG, C.; LEE, M. Methodological triangulation in measuring public transportation service quality. Transportation Journal, v. 40, n. 1, p. 35-47, 2000. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20713444>. Acesso em: 22 fev 2018.

DEMO, G.; FOGAÇA, N.; PONTE, V.; FERNANDES, T.; CARDOSO, H. Marketing de relacionamento: Estado da arte, revisão bibliométrica da produção nacional de primeira linha, institucionalização da pesquisa no Brasil e agenda de pesquisa. RAM – Revista de Administração Mackenzie. v. 16, n. 5, p. 127-160, 2015.

EPSTEIN, I. Ciência, poder e comunicação. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GOLDER, P. N.; MITRA, D.; MOORMAN, C. What is quality? An integrative framework of processes and states. Journal of Marketing. v. 76, n. 4, p. 1-23. jul., 2012.

GRONHAUG, K.; KLEPPE, I. A. The sociological basis of marketing. In: BAKER, M; SAREN, M. (Orgs.). Marketing theory: a student text. Londres: Sage, 2010.

GRONROOS, C. Marketing - Gerenciamento e serviços. Campus: São Paulo, 2009.

JONES, D. G. B. A history of historical research in marketing. In: BAKER, M; SAREN, M. (Orgs.). Marketing theory: A student text. Londres: Sage, 2010.

KAPFERER, J. N. Strategic brand management: New approaches to creating and evaluating brand equity. New York: Simon e Schuster, 1994.

KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos, v. 1. São Paulo: Saraiva, 2009.

KUMAR, V. Introduction: Is customer satisfaction (ir)relevant as a metric? Journal of Marketing. v. 80, p. 108-109, 2016.

LOPES, E. L.; HERNANDEZ, J. M. C.; NOHARA, J. J. Escalas concorrentes para a mensuração da qualidade percebida: uma comparação entre a Servqual e a RSQ. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 49, n. 4, p. 401-416, dez., 2009.

LOVELOCK, C.; GUMMERSON, E. Whither services marketing? In search of a new paradigm and fresh perspectives. Journal of Service Research, v. 7, n. 1, p. 20-41, aug., 2004.

MOREIRA, S. V. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MULLINS, R. R.; AHEARNE, M.; LAM, S. K.; HALL, Z. R.; BOICHUK, J. P. Know your customer: How salesperson perceptions of customer relationship quality form and influence account profitability. Journal of Marketing, v. 76, n. 6, p. 38-58. nov., 2014.

NANNETTI, M. A.; MESQUITA, J. M. C.; TEIXEIRA, L. A. A. A relação entre a satisfação dos funcionários e a satisfação dos clientes: estudo nas empresas de software do município de Belo Horizonte. Revista de Administração, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 56-72, jan./fev./mar. 2015.

OLIVER, R. L. Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. 2. ed. New York: Routledge, 2014.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v. 49, p. 41-50, 1985.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. SERVQUAL: a multiple item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, p. 12-40, 1988.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Alternative scales for measuring service quality: A comparative assessment based on psychometric and diagnostic criteria. Journal of Marketing, v. 70, n. 3, p. 201-230, 1994.

ROY, S.; LASSAR, W.; GANGULI S.; NGUYEN, B.; YU X. Measuring service quality: A systematic review of literature. International Journal of Services, Economics and Management, v. 7, n. 1, p. 24–52, 2015.

SAREN, M. Marketing theory. In: BAKER, M; SAREN, M. (Orgs.). Marketing theory: A student text. Londres: Sage, 2010.

SERAMIM, R. J.; MIURA, M. N. A Autenticidade de marca e as cooperativas agroindustriais do Paraná. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 5, p. 147-162, 2018.

SCHULTZ, D. E.; SCHULTZ, H. F. Mensurando o valor da marca. In: TYBOUT, A. M.; CALKINGS, T. (Orgs.). Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas; implementação, modelagem e checklists: experiências de líderes de mercado. São Paulo: Atlas, 2006.

STATHOPOULOU, A.; BALABANIS, G. The effects of loyalty programs on customer satisfaction, trust, and loyalty toward high-and low-end fashion retailers. Journal of Business Research, v. 69, n. 12, p. 5801-5808, 2016.

TAVARES, M. C. Gestão de marcas: construindo marcas de valor. São Paulo: Harbra, 2008.

TONI, D. Administração da imagem de organizações, marca e produtos. In: KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos, v. 1, São Paulo: Saraiva, 2009.

TORQUATO, G. Da gênese do jornalismo empresarial e das relações públicas à comunicação organizacional no Brasil. In: KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos, v. 1, São Paulo: Saraiva, 2009.

TYBOUT, A. M.; CALKINGS, T. (Orgs.). Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas; implementação, modelagem e checklists: experiências de líderes de mercado. São Paulo: Atlas, 2006.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

WENSLEY, R. Marketing strategy. In: BAKER, M; SAREN, M. (Orgs.). Marketing theory: A student text. Londres: Sage, 2010.

WHEELER, A. Design de identidade da marca. Porto Alegre: Bookman, 2012.

YOO, B.; DONTHU, N. Developing and validating a multidimensional consumer-based brand equity scale. Journal of Business Research, v. 52, p. 1-14, 2001.

YOO, B.; DONTHU, N.; LEE, S. An examination of selected marketing mix elements and brand equity. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 28, n. 2, p. 195-211, 2000.

Downloads

Publicado

2019-12-29