PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PARA MELHORIAS NA GESTÃO DE UMA MICROEMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO RAMO PET

Autores

  • Ingrid Zanuto de Freitas Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Micheli Franceis Faoro Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sandra Mara Stocker Lago Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudio Antonio Rojo Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Este relato técnico teve como objetivo apresentar propostas de intervenções de melhorias na gestão de uma microempresa de prestação de serviços do ramo pet localizada na região oeste do Paraná. Para tal, foi realizado um diagnóstico da empresa, por meio de duas entrevistas com encontros presenciais com a proprietária, em agosto e setembro de 2018, sendo um deles na própria empresa objeto do estudo, além de conversas durante todas as semanas nos meses de agosto a outubro de 2018 com a proprietária, por meios eletrônicos. Diante das situações levantadas, pôde-se entender o negócio e perceber os seus principais problemas e desajustes, e assim, foi possível apresentar propostas de melhorias para a empresária e sua secretária, das quais as principais foram: conhecer quanto cada cliente representa no faturamento da empresa; conhecer o lucro ou prejuízo da empresa por meio de uma única planilha financeira de forma coesa e visual; e mapear os processos dos serviços prestados pela empresa para entendimento interno. Com as propostas apresentadas, entende-se que o objetivo foi alcançado, visto que elas colaboram para a diminuição da dificuldade da empresária em ver o lucro do empreendimento e também para o aumento do lucro, assim como para a melhor clareza e visualização da rentabilidade do negócio e até de uma possível unidade piloto para se tornar uma franquia, ou seja, colaboram também para os objetivos da empresária.

Biografia do Autor

Micheli Franceis Faoro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmica do Mestrado Profissional em Administração, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Sandra Mara Stocker Lago, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora do Mestrado Profissional em Administração, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Claudio Antonio Rojo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Mestrado Profissional em Administração, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Referências

Almeida, M. A. F. L., & Pacheco, D. A. J. (2015). GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS EM UMA MICROEMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS. Latin American Journal of Business Management, 6(2), 26-58.

Baradel, E. C., Martins, S., & Oliveira, A. R. (2010). Planejamento e Controle Financeiro: Pesquisa-ação em uma microempresa varejista. Revista de Negócios, 15(4), 78-96.

Bueno, B. N., Prado, E. S., Soares, A. M., & Domingues, L. H. (2016). Análise dos desafios na gestão estratégica das micro e pequenas empresas: Um estudo de caso em uma transportadora. Revista Espacios, 37(21).

Dantas, R. D. S., Santos, D. P., & Lima, J. E. C. (2017). A INFLUÊNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA NO DESEMPENHO DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, 5(15), 02-10.

Fernandes, D. R. (2012). Uma visão sobre a análise da Matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. Revista de Ciências Jurídicas, 13(2), 57-68.

Jacintho, P. R. B. (2004). Consultoria empresarial: procedimentos para aplicação em micro e pequenas empresas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Lambiasi, E., Oyadomari, J. C. T., Alves, A. B., Neto, O. R. M., & Pagano, L. (2017). Implantação de técnicas de gestão financeira em pequena empresa: uma abordagem intervencionista. Práticas em Contabilidade e Gestão, 5(2), 128-148.

Moreira, B. C. M., Gonçalves, M. V., Costa, M. F., & Ferreira, A. C. (2017). Analisando o uso de instrumentos financeiros nas práticas de gestão das empresas do setor de confecção e facção do município de Formiga/MG. http://dx. doi. org/10.21714/19-82-25372017v11n1p87107. REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA, 11(1), 87-107.

Oda, L. K., & Possetti, A. (2018). FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS PARA A CONSTITUIÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO EM CURITIBA (MPES). FESPPR Publica, 2(1), 1-19.

Rojo, C., & Zanini, B. (2014). Diagnóstico e proposição de mudanças para melhoria na gestão de uma pequena empresa de produtos para saúde, higiene e limpeza. Revista Inteligência Competitiva, 4(4), 26-37.

Souza, A. R, Cancellier, E. L. P. L, & Raupp, F. M. (2016). Análise Estratégica Fundamentada na Estrutura de Custos de uma Microempresa. Revista Espacios, 37(38).

Woldehanna, T., Amha, W., & Yonis, M. B. (2018). Correlates of business survival: empirical evidence on youth-owned micro and small enterprises in Urban Ethiopia. IZA Journal of Development and Migration, 8(1), 1-26.

Downloads

Publicado

2020-05-19