PROJETO DE INSTALAÇÃO DA UNIDADE DE NEGÓCIOS BRASILEIRA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO EM UMA EMPRESA INTERNACIONAL DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Paulo Alexandrino Silva de Azevedo UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Adilson Caldeira UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Resumo

Este texto retrata um projeto realizado com o objetivo de aproveitar a oportunidade de desenvolvimento de negócios de uma empresa multinacional de fornecimento de equipamentos industriais com sede em um país estrangeiro, por meio da instalação de uma unidade de negócios para atendimento comercial em território brasileiro, de modo a satisfazer demandas de produtos e serviços que podem ser produzidos e fornecidos localmente. Pela identificação das necessidades dos clientes, a contextualização do mercado de atuação e o entendimento de como se pode criar valor para as partes interessadas proporciona o entendimento das lacunas a serem preenchidas para que os produtos e serviços tenham valor percebido pelos consumidores. O projeto contempla o entendimento da oportunidade, a análise e o diagnóstico da situação atual, permitindo o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento e direcionando para o resultando de sustentabilidade econômica e financeira da empresa. Com base em referências teóricas em que se descrevem técnicas e instrumentos comumente utilizados com fim gerencial, procura-se equacionar a proposta de solução de modo a considerar todos os aspectos característicos da complexidade presente no processo decisório vivenciado no ambiente organizacional. A proposta resultante, que contempla inovação na interpretação das oportunidades para a ampliação da abrangência de atuação da empresa no mercado, revelou-se passível de aplicação à situação identificada, além de replicável em condições semelhantes experimentadas em outras organizações.

Biografia do Autor

Paulo Alexandrino Silva de Azevedo, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Adilson Caldeira, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, integrante do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e membro do Conselho Universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

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Publicado

2020-05-25