A RELAÇÃO ENTRE O SINAES E AS CAPACIDADES DINÂMICAS: REFLEXÕES E APONTAMENTOS SOBRE UMA RELAÇÃO VIRTUOSA

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Pedro Antonio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A avaliação institucional tem sido um tema bastante recorrente nas produções sobre a gestão da educação superior, sobretudo após os órgãos reguladores da educação superior assumirem o sistema com um viés regulatório. Nesse sentido, considerando o pano de fundo do segmento privado da educação superior, este ensaio teórico busca aproximar os conceitos da avaliação institucional e das capacidades dinâmicas, permitindo que ambos os construtos possam convergir para abrir um novo panorama nos estudos sobre a gestão da educação superior. A partir do um ensaio teórico, que tem o objetivo de ampliar o debate e a reflexão entre os construtos, o trabalho aponta para uma relação consistente entre os dois elementos, resultando na melhoria do posicionamento estratégico e do desenvolvimento de capacidades que possam ampliar os recursos estratégicos das instituições.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU/UFSCProfessor do Curso de Administração da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESCCoordenador Adjunto do curso de Administração da Universidade do Extremo Sul Catarinense

Pedro Antonio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - UFSC

Referências

CATANI, Afrânio Mendes; HEY, Ana Paula. A educação superior no Brasil e as tendências das políticas de ampliação do acesso. Atos de pesquisa em educação, v. 2, n. 3, p. 414-429, 2007.

FILHO, Jose Bonfim Albuquerque. Relação entre capacidades dinâmicas e instituições no jornalismo do Brasil. 2012.

HERRMANN, Júlia Colombo Doebber. A influência das capacidades dinâmicas no processo de contínuo ajustamento estratégico. 2013. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

HOUSE, Ernest R..Tendencias en evaluación. Revista de educación. Madrid, Espanha. No. 299 set./dic. 1992, p. 43-55

JANZKOVSKI CARDOSO, ANDRÉ LUÍS; TAKASHI KATO, HEITOR. Análise das publicações sobre capacidades dinâmicas entre 1992 e 2012: discussões sobre a evolução conceitual e as contribuições dos autores de maior notoriedade na área. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 3, 2015.

JÚNIOR, Geraldo Bezerra Campos. Recursos intangíveis de um destino turístico: um estudo de desempenho da cidade de Natal tendo como base a teoria das capacidades dinâmicas. 2014.

LINDEN, Ane Isabel. A contribuição da aprendizagem baseada em práticas para o desenvolvimento das capacidades dinâmicas. 2016.

LOEBEL, Eduardo. Ensino superior brasileiro. GVexecutivo, v. 8, n. 1, p. 62-65.

LÖW, Viviane Freire. Desenvolvendo as capacidades dinâmicas em startup do setor de tecnologia da informação. 2011.

MONTEIRO, Mariana Ribeiro. Capacidades dinâmicas para acreditação: Evidências no setor hospitalar. 2014.

OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. A educação superior no Brasil, p. 31-42, 2002.

SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação superior no Brasil: reforma do Estado e mudança na produção. Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação, Instituto Franciscano de Antropologia, Universidade São Francisco, 1999.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.

TEECE, David J.; PISANO, Gary; SHUEN, Amy. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic management journal, p. 509-533, 1997.

VIANA, Rodrigo Bahia de Cerqueira et al. Desenvolvimento de capacidades dinâmicas em subsidiárias de P&D: um estudo exploratório no Instituto Nokia de Tecnologia (INdT). 2013.

ZANDAVALLI, Carla Busato. Avaliação da educação superior no Brasil: Os antecedentes históricos do SINAES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 267-290, jul. 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-31