ESTRATÉGIA COMO PROCESSO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR: UM DIAGNÓSTICO DOS 5PS DE MINTZBERG

Autores

  • Diórgenes Falcão Mamédio Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a estratégia organizacional como processo, considerando a abordagem dos 5Ps da estratégia de Mintzberg, na aplicação em uma organização hospitalar. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem como método o estudo de caso e avalia o processo de estratégia nas cinco dimensões evidenciadas, que estabelece uma visão mais ampla do conceito de estratégia como processo: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva. O referencial teórico descreve a estratégia como processo, os 5Ps da estratégia e a gestão estratégica no setor hospitalar. Para esta análise e verificação deste modelo, foram realizadas análise documental, observação não-participante e entrevista semi-estruturada, em um hospital privado, de alta e média complexidade, situado no estado do Paraná. Os resultados deste estudo demonstram que as cinco dimensões da estratégia podem ser evidenciadas em instituições de saúde, sendo confirmada no hospital diagnosticado, considerando as estratégias realizadas pela alta administração.

Biografia do Autor

Diórgenes Falcão Mamédio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Tem experiência na área de Gerenciamento de Projetos em hospitais e universidades, e especialização em Projetos de Tecnologia e Inovação. Sua pesquisa principal centra-se na gestão de projetos, complexidade organizacional, em especial a gestão de hospitais e instituições de ensino superior.

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Publicado

2014-09-09