ESTRATÉGIA COMO PROCESSO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR: UM DIAGNÓSTICO DOS 5PS DE MINTZBERG
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a estratégia organizacional como processo, considerando a abordagem dos 5Ps da estratégia de Mintzberg, na aplicação em uma organização hospitalar. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem como método o estudo de caso e avalia o processo de estratégia nas cinco dimensões evidenciadas, que estabelece uma visão mais ampla do conceito de estratégia como processo: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva. O referencial teórico descreve a estratégia como processo, os 5Ps da estratégia e a gestão estratégica no setor hospitalar. Para esta análise e verificação deste modelo, foram realizadas análise documental, observação não-participante e entrevista semi-estruturada, em um hospital privado, de alta e média complexidade, situado no estado do Paraná. Os resultados deste estudo demonstram que as cinco dimensões da estratégia podem ser evidenciadas em instituições de saúde, sendo confirmada no hospital diagnosticado, considerando as estratégias realizadas pela alta administração.Downloads
Publicado
2014-09-09
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Artigos
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