MARKETING VERDE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: Um estudo em uma indústria química do Sul de Santa Catarina

Autores

  • Felipe Piacentini Buogo Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Julio Cesar Zilli Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Adriana Carvalho Pinto Vieira Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Resumo

O estudo tem por objetivo descrever o processo de implementação do marketing verde em uma indústria do setor químico do Sul de Santa Catarina. Metodologicamente, se caracteriza como uma pesquisa descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista com o auxílio de um roteiro semiestruturado junto ao Gerente de Marketing. Verificou-se que o marketing verde está se tornando uma importante ferramenta mercadológica devido a forte competitividade do mercado nacional. Muitas organizações procuram ter um bom diferencial competitivo para se destacar perante os seus concorrentes, independente do mercado em que a organização atua. O maior desafio pós-implementação é provar para os consumidores que as ações da organização são ecologicamente corretas.

Biografia do Autor

Felipe Piacentini Buogo, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduado em Administração - Linha de Formação Específica em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Julio Cesar Zilli, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Professor do Curso de Administração/Comércio Exterior/UNESC.

Adriana Carvalho Pinto Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Líder do Grupo de Pesquisa: Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação (PIDI); Professora colaboradora INCT/PPED/UFRJ.

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Publicado

2016-02-03