MODELO DE NEGÓCIO INOVADOR: A EMPRESA NETFLIX

Autores

  • Fabrízio Meller-da-Silva Universidade Estadual de Maringá Departamento de Administração Av. Colombo, 5790 - Vila Esperanca, Maringá - PR, 87020-900 Telefone: (44) 3011-4040 URL da Homepage: http://www.uem.br
  • Pâmela de Oliveira Marciano Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Resumo

Explorou-se os conceitos existentes na literatura acerca da criação de valor e do termo modelo de negócio, demonstrando a ferramenta Business Model Canvas, com o objetivo de descrever o modelo de negócio inovador da Netflix. Para isso, identificou-se como e com que elementos a empresa faz negócios e como ela cria valor aos seus clientes. Trata-se de investigação qualitativa descritiva operacionalizada pela técnica de análise documental de registros primários - como reportagens, websites de revistas propagandas e notícias em geral - e secundários, como publicações científicas. Concluiu-se que a estrutura do negócio da Netflix está fundamentada no padrão de modelo de negócio inovador intitulado Cauda Longa. Esse estudo contribuiu para expor de maneira simplificada a complexidade estrutural de uma reconhecida empresa de sucesso, pois dispõe de um design de negócio inovador que altera o modo convencional de entender as organizações.Palavras-chave: Modelo de negócio; Gestão da inovação; Modelo de Negócio Canvas; Netflix; Cauda Longa.

Biografia do Autor

Fabrízio Meller-da-Silva, Universidade Estadual de Maringá Departamento de Administração Av. Colombo, 5790 - Vila Esperanca, Maringá - PR, 87020-900 Telefone: (44) 3011-4040 URL da Homepage: http://www.uem.br

Doutor em Administração pela Universidade Positivo.Pesquisador e Professor Adjunto no Departamento de Administração na Universidade Estadual de Maringá (UEM).Coordenador do Grupo de Estudos sobre Cases de EnsinoAdministrador (CRA-PR).Professor de graduação e pós-graduação, na modalidade presencial e a distância.Avaliador de cursos pelo INEP/MEC (bacharel, tecnólogo, presencial e a distância) por 6 anos.Autor de artigos e do livro intitulado: Administração Voltada à Gestão Pública pela UniCesumar.Tem experiência de trabalho em empresas nacionais e internacionais, com histórico gerencial e atuação nas seguintes área: exportação/importação, estratégia, recursos humanos em instituições públicas e privadas, gestão da inovação.Integrante em Grupos de Pesquisa na áreas: Teoria Institucional. Gestão da Inovação. Empreendedorismo em Modelos de Negócios Inovadores. Método do Caso.  

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Publicado

2017-07-09