APRENDIZAGEM EM EMPREENDEDORISMO EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL NO SUL DO BRASIL

Autores

  • Ligia Greatti Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá
  • Elizabeth Gralik Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá
  • Vilma Meurer Sela Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O empreendedor é visto como o agente que, de forma inovadora, provoca mudanças econômicas por meio da introdução de novos produtos e serviços no mercado, novas formas organizacionais e geração de novos empreendimentos. O ensino do empreendedorismo durante a formação de um novo profissional tem sido considerado como vital para o seu sucesso, principalmente em um curso de administração. À luz desta realidade, o objetivo deste artigo é descrever as expectativas dos acadêmicos do curso de Administração de uma Universidade Estadual da Região Sul do Brasil no que se refere ao aprendizado em empreendedorismo, bem como se o curso vem atendendo tais expectativas. Os procedimentos metodológicos do estudo envolveram a utilização de pesquisa de caráter descritivo e quantitativo, com trabalho de campo junto aos alunos sobre os seguintes aspectos: o perfil social dos acadêmicos, sua aprendizagem em empreendedorismo e suas expectativas e pretensões com relação ao curso de Administração da Universidade em questão. Os resultados revelam que os alunos ingressam no curso com a intenção de abrir um negócio próprio, todavia essa intenção se arrefece ao longo do tempo. Outro aspecto considerado importante é que os alunos esperam uma formação generalista que os permita atuar em todos os tipos de empresas. Verificou-se, ainda, que existe a necessidade do ensino de práticas empreendedoras e que, embora o estudo tenha sido realizado em uma instituição específica, tal necessidade reivindica uma discussão sobre o ensino e a aprendizagem em empreendedorismo como uma prática necessária nas instituições de ensino superiores de um modo geral.

Biografia do Autor

Ligia Greatti, Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá

É graduada em Administração (1999), com mestrado em Administração (2003), ambos pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora Assistente (TIDE) da Universidade Estadual de Maringá. Possui experiência na área de Administração com ênfase em Administração de Empresas. Atua e desenvolve pesquisas na área de Administração Financeira, Empreendedorismo e Longevidade Empresarial.

Elizabeth Gralik, Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá

Professora Assistente no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Francisco Giovanni David Vieira, Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e realizou estágio pós-doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor associado do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, editor da RIMAR - Revista Interdisciplinar de Marketing (UEM), editor associado para a área de marketing da Revista Gestão & Regionalidade (USCS), consultor ad hoc da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq), membro do Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (FURB/CNPq) e colaborador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (FGV-Rio/CNPq). Foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (2008), membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010), membro do Corpo Editorial Científico (área de Marketing) da RAE - Revista de Administração de Empresas da FGV-SP (2009-2014), e editor associado para a área de Estudos de Marketing do Cadernos EBAPE.BR, FGV-Rio (2011-2016). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes assuntos: práticas de marketing, construção de mercados, cultura de consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.

Vilma Meurer Sela, Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Administração (1999), com mestrado em Gestão de Negócios (2003), ambos pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Administração Pública e Governo, pela Fundação Getúlio Vargas - SP. Professora Assistente (TIDE) e coordenadora do curso de Administração Pública da Universidade Estadual de Maringá. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo, atuando e desenvolvendo pesquisas nos temas relacionados com Administração Pública, Administração Financeira, Microempresa e Empreendedorismo. 

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Publicado

2017-07-04