GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E MARKETING DE RELACIONAMENTO: PROXIMIDADES E DISTANCIAMENTOS TEÓRICOS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADA

Autores

  • Gabriela Porfírio Jacomino Universidade Estadual de Maringá
  • Sandra Mara Schiavi Bánkuti Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O estudo buscou identificar proximidades e distanciamentos teóricos entre as abordagens de gestão da cadeia de suprimentos (GCS) e do marketing de relacionamento B2B, tanto como forma de colaborar com a literatura acerca da integração entre ambas as abordagens, quanto como forma de desfazer a noção de separação entre elas no contexto estratégico de cadeias produtivas e de marketing. Para tal, foi realizado um estudo de caráter descritivo, a partir de uma pesquisa bibliográfica dos principais periódicos sobre o tema, para identificar as características das abordagens pesquisadas. Ademais, o estudo de caso que ilustra a perspectiva integrada de ambas foi realizado com base em uma entrevista semiestruturada com o gestor da empresa escolhida. Observou-se que as abordagens de GCS e do relacionamento com o cliente são baseadas numa perspectiva estratégica de criação de valor ao cliente e vantagens competitivas sustentáveis no mercado. Assim, a gestão integrada de ambas corresponde a um processo chave na formação e manutenção de relacionamentos coordenados entre empresas, seus fornecedores e clientes, intermediada pela tecnologia da informação (TI). Apesar do foco nos laços verticais entre empresas, reforçado pela perspectiva B2B, as ações e estratégias tomadas por uma empresa focal na cadeia de suprimentos podem impactar o desempenho de outras empresas fora do relacionamento díade, configurando uma perspectiva de rede. Sobretudo, o estudo de caso buscou reforçar tais concepções com base no aporte teórico delineado, enfatizando a relevância de uma abordagem complementar e sinérgica entre a GCS e do marketing de relacionamento.

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Publicado

2018-08-05