ANALISE DA ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO A PARTIR DA INOVAÇÃO DE PRODUTO EM UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

Autores

Resumo

O desempenho organizacional está diretamente relacionado à estratégia e ao modelo de negócio de cada organização. O presente relato tecnológico tem o objetivo de analisar qualitativamente a estratégia de inovação em produto sob a ótica dos processos de gestão da inovação, a partir da realidade de uma indústria de autopeças. As contribuições permeiam oportunidades de melhorias em marketing e vendas, econômico-financeira, modelo de gestão e pesquisa e desenvolvimento (P&D) com vistas a criar dinamismo nas interações entre os agentes internos e externo à empresa e com isto produzir uma sinergia que reflita no valor gerado pela inovação. Sugere-se um modelo de gestão que integra a estrutura de afunilamento de projetos de inovação com a inovação aberta. Neste relato ficou evidente que a disposição para inovar nem sempre é acompanhada por uma estrutura que minimize as chances de insucesso. Em adição, a proposição de um modelo de gestão da inovação tendo como base a experiência anterior permite uma melhor compreensão dos estágios que cercam o desenvolvimento de novos produtos e como avaliar a sua evolução seja para a consolidação ou diversificação de mercados.

Biografia do Autor

Elimar Veloso Conceição, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Professor Assistente Doutor na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da Faculdade de Ciências Agrárias Veterinárias em Jaboticabal

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Publicado

2020-05-26